Durante o inverno os cabelos também sofrem com o clima, podendo ficar ressacados, sem brilho, sem vida e fracos. É preciso tomar todos os cuidados necessários para curtir a nova estação com elegância e estilo, sem a preocupação de chegar ao próximo verão com os fios danificados.
As pessoas tendem lavar a cabeça com água quente no inverno e esse costume remove a oleosidade natural que serve como proteção para o couro cabeludo e os fios, deixando-os expostos às agressões externas. Além disso, o organismo pode entender que é necessário mais óleo protetor e o cabelo ficará oleoso. A dica para evitar os danos é usar água morna na lavagem.
É importante ter cuidado com o uso excessivo de acessórios que provocam abafamento, como chapéus, gorros, capuzes, bonés, entre outros, pois tal prática ativa as glândulas sebáceas do couro cabeludo gerando fungos, bactérias e até mesmo caspa. Outro costume que deve ser evitado é sair de casa com os cabelos ainda molhados. O frio pode afetar os fios e deixá-los quebradiços. É preciso tomar cuidado também na hora da secagem, usando um creme termo ativado para proteção contra os danos causados pelo secador.
Mulheres com cabelos longos devem fazer hidratação com mais freqüência, pois o frio tende a ressecar as pontas e, se forem tingidos, o cuidado deve ser dobrado. O uso de cremes reparadores é indicado para hidratar e evitar que os fios fiquem fracos. Já os ondulados precisam de produtos modeladores de cachos para não deixar a aparência arrepiada e com o volume alto. No caso de alisamentos químicos, a dica é procurar um cabeleireiro de confiança que indique produtos equivalentes ao tipo de cabelo e também à substância usada no alisamento.
Com ações simples é possível preservar o cabelo e deixá-lo saudável durante todo o inverno, lembrando que em casos graves de queda é necessário procurar um dermatologista, pois somente o tratamento de hidratação pode não resolver.
Ronan Pessim
Assessoria
Marcos Berto
MG 014149 JP